São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À FRANCESA

Parisienses ganham sua Ipanema

Em sua quarta edição, Paris-Plage é rebatizada como praias cariocas

Remy de la Mauviniere/Associated Press
Banhistas lotam trecho de 3,5 km de areia às margens do Sena, reaberto para verão francês


DA REDAÇÃO

Ipanema tem areia branca, caipirinha, batucada e... vista para a catedral de Notre-Dame. Pelo menos é assim a Ipanema -e também a Copacabana- de Paris. Sob o nome dos dois trechos mais famosos da orla carioca por conta dos eventos do Ano do Brasil na França, a capital francesa abriu ontem a temporada de 2005 da Paris-Plage, a praia artificial montada às margens do Sena que funciona todo verão desde 2001.
Turistas e parisienses lotaram o trecho de 3,5 km de areia, pelo qual os organizadores espalharam 60 palmeiras e outros exemplares da flora brasileira, além de sambistas, bancas de caipirinha e faixas nas cores da bandeira do Brasil. Só faltam as ondas: para se refrescar, há piscinas, duchas e pulverizadores (as águas do Sena, nesse trecho, são impróprias para banho).
Além dos jogos de frisbe e badminton, já tradicionais entre os banhistas parisienses, os visitantes também poderão experimentar gratuitamente aulas de capoeira e de futebol de areia, ou mesmo tentar acompanhar as passistas em aulas improvisadas de samba.
A Paris-Plage ficará aberta até o próximo dia 21 de agosto e custará aos organizadores cerca de € 2 milhões (aproximadamente R$ 5,6 milhões). Mas há retorno: em 2004, cerca de 3,9 milhões de pessoas visitaram a praia montada na capital francesa, um recorde.
"Se [a praia] está se tornando uma atração turística, ótimo. Mas a Paris-Plage é sobretudo um ato de solidariedade dedicado a centenas de milhares de parisienses que não podem tirar férias no verão", disse o prefeito Bertrand Delanoë, que criou a iniciativa há quatro anos.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque sob tutela: Diplomata argelino é seqüestrado no Iraque
Próximo Texto: Panorâmica - EUA: Rove sabia que Plame era agente secreta, diz "Post"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.