São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERREMOTO

Cientista diz que Defesa Civil ignorou alerta

DA REDAÇÃO

A Defesa Civil peruana está sendo duramente criticada por ignorar informe do IGP (Instituto Geofísico do Peru) que, em 2005, advertiu sobre o alto risco de terremotos no centro-sul do país. Segundo o presidente do IGP, Ronald Woodman, o documento citava a área onde ocorreu o terremoto de quarta e o sul do país como regiões com maiores chances de sofrer tremores fortes.
"Mesmo que não se possa determinar o local e o momento exatos, sabia-se que em alguns anos ocorreria um terremoto. É o suficiente para tomar providências de prevenção", disse Woodman ao jornal peruano "La República". O cientista disse que o estudo, também disponível na internet, foi enviado à Defesa Civil e que é necessário que se pergunte que medidas o órgão tomou.
Criticado por falta de ações preventivas, o governo tenta agora minimizar os danos. O Ministério da Saúde enviou ontem 120 brigadistas para construir sanitários, orientar a população e fumigar as zonas afetadas, numa tentativa de diminuir os riscos de epidemia. Em Pisco, onde corpos em decomposição continuam a ser retirados dos escombros, o uso de máscaras tornou-se obrigatório.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Bolívia abate avião com traficantes brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.