UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ARMAS NUCLEARES

Líbia cede mais e agora vai permitir inspeções sem aviso das Nações Unidas
Dois dias depois de anunciar que acabará com seu arsenal de armas de destruição em massa, a Líbia também concordou em permitir que as Nações Unidas façam inspeções sem aviso prévio em suas instalações nucleares, segundo informou ontem em Viena (Áustria) um diplomata ocidental.
A Líbia já é signatária do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, que permite inspeções limitadas. Agora, o país vai aderir também ao Protocolo Adicional, que dá poder à ONU para realizar inspeções mais rigorosas. "Estamos trocando nossas espadas por enxadas, e esse passo deveria ser apreciado e seguido por todos os demais países", declarou o primeiro-ministro líbio, Shokri Ghanem.
O governo brasileiro afirmou ter recebido "com agrado" o anúncio do desmantelamento dos programas líbios de armas de destruição em massa. "A presente decisão deverá propiciar uma mais ampla integração da Líbia à comunidade internacional, facilitando também a concretização de projetos bilaterais de cooperação econômica e comercial entre o Brasil e a Líbia", disse o Itamaraty, em nota.



Texto Anterior: Oriente Médio: Israel pode remover "milhares de colonos"
Próximo Texto: Afeganistão: Ataque atribuído ao Taleban mata cinco
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.