São Paulo, sábado, 22 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Al Qaeda se reergueu no país, diz Gates

DA REDAÇÃO

A rede terrorista Al Qaeda se reagrupou no Paquistão, principalmente na região próxima à fronteira com o Afeganistão, e tem agora como alvo de ataques o governo e o Exército paquistaneses, afirmou ontem o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.
O chefe do Pentágono disse, contudo, que as atividades da Al Qaeda no Paquistão ainda não afetaram o Afeganistão, país onde as forças americanas e da Otan derrubaram o regime radical Taleban, em 2001, e seguem lutando contra insurgentes.
"Não há dúvidas de que algumas das áreas de fronteira são locais onde a Al Qaeda se restabeleceu", afirmou Gates. "Mas parece que eles voltaram sua atenção para ataques contra o governo e o povo do Paquistão." Ele disse ainda que o Pentágono está estudando maneiras de melhorar a capacidade de contra-insurgência do Exército do Paquistão, fornecendo treinamento e equipamentos.
A produtora Al Sahab, da Al Qaeda, divulgou em sites na internet convites supostamente emitidos pela rede terrorista para que jornalistas enviem perguntas para o número dois do grupo, Ayman al Zawahri.


Com Reuters


Texto Anterior: Homem-bomba mata 48 no Paquistão
Próximo Texto: Rice pede ajuda para fechar Guantánamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.