São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Assembleia da Venezuela muda regras para concessões de TV

Prazo é reduzido de 25 para 15 anos e governo pode "herdar" bens

FLÁVIA MARREIRO
DE CARACAS

Após aprovar lei para regular conteúdos na internet, a Assembleia da Venezuela, de maioria governista, modificou o marco legal das telecomunicações, reduzindo de 25 para 15 anos os períodos de concessão de rádio e TV.
O texto, aprovado em segunda votação no fim da noite de anteontem, define o setor de telecomunicações como de "interesse público".
O termo, diz a oposição, abriria caminho a via rápida de nacionalização de meios de mídia e desincentivaria investimentos em telefonia.
A lei prevê que, em caso de fim das concessões, o Estado poderá ficar com os "bens vinculados ao serviço".
Para a SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), tanto o novo marco regulatório como a lei que regula a internet fazem parte de "um processo de debilitamento do sistema democrático".
Ontem, a Assembleia Nacional aprovou também mudanças na lei dos partidos, prevendo perda de mandato para políticos "infiéis" com o programa de campanha.
A Casa, controlada pelo chavismo, tem até 4 de janeiro para passar leis orgânicas -que necessitam 2/3 dos votos. No dia 5, assume o novo Parlamento no qual o governo só terá maioria simples.


Texto Anterior: Saiba mais: Panahi é um dos mais influentes do cinema atual
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.