São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sauditas ameaçam romper sua aliança com Washington

DO "FINANCIAL TIMES"

As "relações especiais" dos EUA com a Arábia Saudita, principal produtor mundial de petróleo, estão ameaçadas pela parcialidade americana em favor de Israel, afirmou o príncipe Turki al Faisal, ex-chefe dos serviços de inteligência saudita e ex-embaixador em Washington. Em artigo publicado hoje no "Financial Times", Faisal cobra que Obama condene as "atrocidades israelenses" e não só os foguetes do Hamas.
Segundo Faisal, o país "pode ser forçado a revisar radicalmente" sua posição no conflito do Oriente Médio caso os EUA mantenham as atuais políticas. Na semana passada, o rei Abdullah disse que a Iniciativa de Paz de 2002, que oferece a Israel normalização das relações com 22 países árabes em troca da retirada dos territórios ocupados na Guerra dos Seis Dias, em 1967, continua na mesa, mas "não durará para sempre".


Texto Anterior: Artigo: Obama está em descompasso com região
Próximo Texto: Após fim dos bombardeios, palestinos voltam a usar túneis para contrabando
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.