São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel utilizou escudo humano, dizem ativistas

DA REDAÇÃO

O adolescente palestino Muhammed Badwan, 13, foi usado como escudo humano pelas forças de segurança de Israel no vilarejo de Biddo, na Cisjordânia, segundo uma fotografia do suposto incidente distribuída ontem pelo grupo de defesa dos direitos humanos israelense Rabinos pelos Direitos Humanos.
Segundo a denúncia, Badwan estava junto com outros jovens palestinos -que atiravam pedras nas forças de ocupação israelenses- e teria sido amarrado ao teto de um veículo israelense que estava sendo atacado. "Muhammed foi usado como escudo humano por eles [os israelenses]", afirmou Saeed Badwan, 34, sobre o que ocorrera com seu filho.
A polícia israelense disse que o caso tinha sido encaminhado ao Ministério do Interior para que uma investigação fosse realizada. "Sei que houve um enfrentamento violento, mas as circunstâncias ainda não foram esclarecidas", disse Gil Kleiman, porta-voz da polícia israelense.
Israel também acusa os palestinos de uso de escudos humanos durante suas buscas por terroristas nos territórios palestinos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Arafat expulsa do QG de Ramallah terroristas procurados por Israel
Próximo Texto: Imprensa: Britânicos reagem contra TV que exibiu fotos de Diana agonizante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.