São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Taleban toma cidade e avança no Paquistão

DO NEW YORK TIMES

Combatentes do Taleban tomaram o controle da cidade paquistanesa de Buner, vizinha ao vale do Swat, onde um acordo de cessar-fogo entre o governo e líderes tribais permitiu a adoção da sharia (lei islâmica). A ação reforça a crescente presença do grupo, antes restrito à região da fronteira afegã, em áreas centrais do país.
Ontem a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou que o Paquistão representa "uma ameaça mortal" à segurança dos EUA e do mundo. Ela acusou o governo aliado em Islamabad de se render aos extremistas quando aceitou a imposição da sharia no Swat.
A Casa Branca defende, em sua nova estratégia para o Afeganistão, negociações com setores "moderados" do Taleban, mas recebeu com ressalvas o acordo no Swat, em fevereiro, por temer fortalecimento dos insurgentes.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.