São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

Premiê quer o controle da segurança até fim do ano

DA REDAÇÃO

O novo premiê iraquiano, Nouri al Maliki, declarou ontem que pode ter o controle da segurança do país até o fim do ano. As exceções serão Bagdá e a Província de Anbar (oeste), com fortes movimentos rebeldes, onde os EUA continuarão a manter suas tropas como as responsáveis pela segurança local.
Maliki fez a previsão acompanhado pelo premiê britânico Tony Blair, que passou algumas horas em Bagdá para dar apoio ao governo empossado há três dias. Cauteloso, o britânico se recusou a fixar data para a retirada de suas tropas.
"O que nós queremos ver no Iraque é uma nação soberana e independente, com os iraquianos em controle de todos os aspectos, incluindo sua segurança", afirmou.
Assessores do premiê britânico disseram à agência Reuters estimar que só em quatro anos as tropas estrangeiras possam deixar o país.
Mesmo depois de meses de embates entre árabes xiitas, árabes sunitas e curdos para compor o novo governo, o premiê ainda não conseguiu nomear os ministros do Interior e da Defesa -responsáveis pela polícia e pelas forças armadas do país.
Ontem, dois atentados à bomba mataram nove pessoas na capital. Pelo país, houve outras 20 mortes.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Estranhos no paraíso: Itália afirma que pretende abrandar lei de imigração
Próximo Texto: Oriente médio: Hamas enfrenta força palestina e mata mais um
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.