UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho de Governo é alvo de protesto

DE NOVA YORK

Em sua estréia internacional, o novo Conselho de Governo do Iraque foi alvo de um protesto que interrompeu a reunião do Conselho de Segurança (CS) da ONU.
Aos gritos, duas manifestantes levantaram-se do auditório logo após o brasileiro Sérgio Vieira de Mello elogiar o novo órgão político do Iraque. "Isso não é o que o Iraque quer", afirmou a primeira mulher, que foi arrastada para fora da sala pela segurança. Enquanto ela era retirada, outra manifestante levantou-se. "Esse não é um órgão legítimo", disse.
Esse tipo de acontecimento é incomum na ONU, que proíbe protestos em seu território e restringe o acesso ao Conselho de Segurança.
As duas entraram na sala com um passe especial da ONG Occupation Watch. Após serem detidas por alguns minutos, foram expulsas do prédio.
O Conselho de Governo se reuniu anteontem por várias horas no Iraque, mas não conseguiu eleger um líder. No CS, porém, o novo órgão político do Iraque recebeu elogios consensuais -3 de seus 25 membros estiveram na sessão de ontem. (RD)


Texto Anterior: ONU pede prazo para fim da ocupação
Próximo Texto: Heroína americana
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.