UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assessor assume erro de Bush

DA REDAÇÃO

O vice-conselheiro de segurança nacional da Presidência dos EUA, Stephen Hadley, assumiu ontem a responsabilidade por um erro do presidente de George W. Bush, que, em um discurso em janeiro, referiu-se a um documento sobre as pretensões nucleares de Saddam Hussein que, posteriormente, provou ser falso.
Em sua fala sobre o Estado da União, realizado no Congresso americano, Bush dissera ter provas de que o então ditador iraquiano havia tentado comprar urânio do Níger, na África, para retomar seu programa nuclear.
Mas o documento não era verdadeiro e, nas últimas semanas, o presidente tem sido repetidamente acusado de usar provas falsas para justificar a Guerra do Iraque.
Ontem, Hadley disse que ele deveria ter tirado a referência ao documento do discurso de Bush porque havia sido alertado meses antes pela CIA (agência de inteligência), inclusive por seu diretor, George Tenet, das dúvidas sobre a veracidade do documento.
"Eu deveria ter lembrado na época do discurso sobre o Estado da União que havia uma controvérsia associada à questão do urânio", disse a jornalistas na Casa Branca. "Está claro agora que falhei nas minhas responsabilidades", afirmou. Ele não revelou se pediu demissão de seu cargo.
Na semana passada, Tenet, já havia admitido responsabilidade pelo erro no discurso de Bush.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Heroína americana
Próximo Texto: Panorâmica - Terror: Bombas em hotéis na costa da Espanha ferem 13; ETA é responsabilizado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.