São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

UE pressiona Arafat sobre renúncia de Korei, mas é criticada por israelenses
O espanhol Javier Solana, comissário de Política Externa da União Européia (UE), aumentou a pressão sobre o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, ao sugerir que o bloco europeu irá reconsiderar suas relações com a ANP caso o premiê Ahmed Korei confirme seu pedido de demissão e abandone o cargo.
Solana disse que a UE deseja um premiê palestino "com poder" para promover reformas democráticas e combater a corrupção no governo. A UE é a maior doadora de recursos à ANP, mas está frustrada com a resistência de Arafat em promover reformas.
Já o premiê de Israel, Ariel Sharon, criticou a UE após encontro com Solana. "Será difícil cooperar com a Europa, dadas suas posições unilaterais", disse Sharon, referindo-se ao apoio da UE à moção na ONU contra o muro que Israel constrói na Cisjordânia. O Exército de Israel anunciou que matou em Gaza dois integrantes do grupo terrorista palestino Jihad Islâmico.


Texto Anterior: EUA: Câmara aprova medida contra casamento gay
Próximo Texto: Proteção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.