São Paulo, sábado, 23 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LOUCURA VENENOSA

Intoxicação pode ter agravado sua doença

Arsênico é achado no cabelo de George 3º

DA FRANCE PRESSE

Cientistas britânicos encontraram arsênico no cabelo do rei George 3º da Grã-Bretanha, o que explicaria a gravidade e a duração dos ataques de loucura de que sofreu o soberano. A informação está num artigo publicado na revista médica britânica "The Lancet".
Os cientistas da Universidade de Kent que conduziram o estudo, sob a direção do professor Martin Warren, lembraram que George 3º (1738-1820) foi coroado em 1760 e, durante seu reinado, sofreu cinco acessos de uma doença que associava sintomas físicos a graves transtornos mentais.
A hipótese de que o rei sofreu de porfiria, doença metabólica hereditária que provoca dores abdominais, câimbras, fraqueza muscular e transtornos psíquicos, foi proposta em 1966 por dois psiquiatras britânicos.
Uma intoxicação por arsênico poderia ter contribuído para agravar esses sintomas, segundo o professor Warren. O cientista acredita que o arsênico pudesse vir dos tratamentos médicos à base de antimônio ministrados ao rei.
Trata-se de "uma explicação plausível para a duração e gravidade dos ataques da doença" de George 3º, disse o cientista no artigo que sairá hoje na "The Lancet". "O arsênico teria agravado os ataques de porfiria."
Uma forte concentração de arsênico (17 partes por milhão) foi encontrada nos cabelos do rei. "O arsênico estava espalhado de maneira regular ao longo dos cabelos, o que permite imaginar que tenha se incorporado à sua estrutura" durante o crescimento dos cabelos, segundo os cientistas.
Pode ser traçada uma comparação com outro caso histórico. Também foi encontrado arsênico no cabelo de Napoleão Bonaparte, fato que, há anos, alimenta a polêmica em torno da causa da morte do imperador, ocorrida em 5 de maio de 1821: envenenamento ou câncer do estômago.


Texto Anterior: África: ONU ataca demolições de Mugabe
Próximo Texto: Panorâmica - Cuba: Polícia prende dissidentes e esvazia protesto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.