São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

ISRAEL

Premiê israelense adia visita ao Brasil por problemas em coalizão

DE JERUSALÉM - O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, decidiu adiar a visita ao Brasil que estava agendada para o dia 11 de agosto.
Embora haja clara insatisfação em Israel com o acordo nuclear que o Brasil negociou em maio com o Irã, em parceria com a Turquia, o motivo alegado não tem a ver com questões bilaterais, mas com problemas domésticos.
Segundo fontes diplomáticas, Netanyahu não quer se ausentar no momento em que sua coalizão de governo é abalada por atritos com o principal aliado, o partido ultranacionalista Israel Beitenu, do chanceler Avigdor Liberman.
A tensões começaram no fim de junho, quando Liberman se irritou por não ter sido informado sobre encontro secreto mantido por outro ministro do gabinete com o chanceler turco, Ahmet Davutoglu.
Netanyahu e Liberman colocaram panos quentes no desgaste e afastaram a possibilidade de um racha na coalizão. Mas as tensões voltaram com força na semana passada.
Apesar do adiamento, fontes diplomáticas afirmaram que o premiê pretende ir ao Brasil ainda durante o mandato do presidente Lula.
Ao mesmo tempo, está mantida para a próxima semana a visita do chanceler Celso Amorim a Israel e aos territórios palestinos. Será o primeiro contato entre autoridades do primeiro escalão dos dois países desde a assinatura do acordo de Teerã, em maio, que recebeu pesadas críticas em Israel. (MARCELO NINIO)


Texto Anterior: África do Sul: Ícone do combate ao apartheid, Tutu diz que vai se aposentar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.