São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHILE

Polícia prende mais de 200 em novo protesto estudantil

DA REDAÇÃO

Uma manifestação de 1.200 estudantes secundaristas em Santiago terminou em confrontos com a polícia ontem e 221 estudantes detidos, segundo o jornal chileno "El Mercurio". Eles criticam a lentidão da comissão criada pelo governo para promover a reforma educativa do país.
Os confrontos ocorreram quando os adolescentes tentaram se aproximar do Palácio de la Moneda, sede do governo, e do Ministério da Educação. A polícia atirou gás lacrimogêneo e jatos de água nos manifestantes.
Em junho, a presidente Michelle Bachelet criou uma comissão para promover a reforma educativa, depois de uma forte onda de protestos em maio, que mobilizou 700.000 estudantes e que paralisou as aulas por 15 dias.
Eles pedem o fim da lei de educação aprovada pelo ex-ditador Augusto Pinochet, que municipalizou o ensino médio. Segundo os estudantes, a qualidade do ensino piorou desde então, e foram aprofundadas as diferenças entre as escolas de cidades mais ricas e das mais pobres.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Cuba: Irmão diz que Fidel está melhor e descansando
Próximo Texto: América do Sul: Bolívia vai sediar cúpula sul-americana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.