São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Latinos forçarão EUA a isolar-se, afirma analista

MÁRCIO SENNE DE MORAES
DA REDAÇÃO

As mudanças demográficas que ocorrerão nos EUA nos próximos 50 anos, além da evolução das tendências políticas de sua sociedade, tornarão o país mais conservador e isolacionista -sobretudo no que concerne à sua política externa-, segundo Charles Kupchan, diretor do reputado Council on Foreign Relations (EUA).
"Vários aspectos devem ser analisados. Em termos demográficos, as regiões dos EUA que mais crescem hoje são as partes do sul e do oeste que são predominantemente agrícolas. Trata-se de duas parcelas do país que, tradicionalmente, são pouco favoráveis ao internacionalismo liberal e ao multilateralismo. Ademais, essas regiões são mais apegadas à América Central e à América do Sul normalmente", explicou Kupchan à Folha.
"Essa mudança em direção a uma política externa mais comedida e isolacionista ocorrerá em parte por conta do crescimento proporcional da população hispano-americana, que inclui os brasileiros. Em 50 anos, cerca de um terço da população americana será de origem hispânica", acrescentou o autor de "The End of the American Era: U.S. Foreign Policy and the Geopolitics of the Twenty-First Century" (o fim da era americana: a política externa dos EUA e a geopolítica do século 21).
Kupchan salientou que "essas pessoas tendem a viver em Estados importantes no que tange ao sistema eleitoral americano, como o Texas, a Califórnia e a Flórida". Para ele, isso "também contribuirá para mudar o cenário político americano".
"Além disso, os americanos de origem hispânica deverão defender uma política externa mais voltada para o Ocidente, sobretudo para a América Latina, e menos preocupada com a manutenção da paz no planeta."
Com isso, de acordo com Kupchan, o isolacionismo que existia nos EUA antes do 11 de Setembro "não era apenas uma idiossincrasia passageira de George W. Bush, mas uma mudança mais profunda, que reflete as alterações na composição do eleitorado americano".


Texto Anterior: Estranhos no paraíso: Quintuplica número de brasileiros nos EUA
Próximo Texto: Imigrantes descrevem "terra da oportunidade"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.