São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Katrina espalha criminosos sexuais pelo país

DA REUTERS

Até 4.500 criminosos sexuais, como estupradores e condenados por atentado ao pudor, estão entre as dezenas de milhares de desabrigados pelo furacão Katrina.
Outro saldo divulgado foi o de mortos, que já chegou a 1.066.
A polícia da Louisiana disse que de 3.300 a 4.500 criminosos sexuais viviam nas áreas atingidas pelo Katrina no Estado. A avaliação é que há grande risco de 270 voltarem a cometer seus crimes. Esse grupo tinha sua liberdade condicional checada com freqüência em cinco distritos que estão fechados em razão do furacão.
Nas regiões sul e leste dos EUA, as autoridades se esforçam para identificar criminosos sexuais entre os desabrigados, com diferentes graus de sucesso. Diante da proximidade do furacão Rita, que adiou a reabertura de Nova Orleans, a tarefa ficou mais difícil.
"Temos todos esses criminosos naquele área que agora poderão estar em qualquer lugar", declarou Laura Ahearn, diretora de um grupo de defesa de crianças com sede em Nova York. "Não há nenhum mecanismo no momento para que eles sejam registrados como deveriam ser", completou.
Para localizar os criminosos, autoridades do sistema penal da Louisiana têm ido a abrigos e telefonado para parentes dos procurados, mas dizem que muitos dos desabrigados pelo Katrina deixaram de dar satisfação ou não estão mais no Estado. "Aqueles 270 são os que estamos tentando localizar neste momento", afirmou Pam Laborde, do sistema penal.


Texto Anterior: Fuga é caótica; Bush tenta mostrar serviço
Próximo Texto: Pior furacão americano pôs a ilha de Galveston na história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.