São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rebeldes líbios encontram armas químicas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Forças rebeldes da Líbia anunciaram ontem ter encontrado estoques de armas químicas em um terreno militar situado numa região desértica ao sul do país.
A descoberta ocorreu nos arredores da cidade de Sabha, um dos últimos redutos leais ao ex-ditador Muammar Gaddafi, que foi palco de intensos combates há duas semanas. Segundo relato dos insurgentes, que não pôde ser verificado de forma independente, foram encontrados barris e sacolas plásticas de pó com uma marca onde estava escrito "radioativo".
Em 2004 o regime de Gaddafi havia se comprometido a destruir seu arsenal químico e abandonar seu programa nuclear como parte dos esforços de reaproximação com o Ocidente. Mas a Organização para a Proibição das Armas Químicas diz que a Líbia mantém 9,5 toneladas de gás mostarda escondidos no Saara. Além de Sabha, também há combates em Bani Walid, 180 km ao sul da capital Trípoli, e em Sirte, terra natal de Gaddafi, cujo paradeiro é desconhecido. Mas os rebeldes já controlam quase todo o território líbio.


Texto Anterior: Vídeo mostra a morte de ativista por governo sírio
Próximo Texto: Moisés Naim: Jantar com Ahmadinejad
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.