São Paulo, sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO VOTA

Províncias afegãs começam a receber urnas para o 2º turno

DA REDAÇÃO

A Comissão Eleitoral Independente (CEI), órgão responsável pela eleição presidencial no Afeganistão, começou ontem a enviar às Províncias do país o material que será utilizado no segundo turno, em 7 de novembro.
Aviões da ONU colaboram com o envio dos itens -como urnas, selos e a tinta usada para marcar os eleitores- às capitais provinciais. De lá, o material será levado a cerca de 16 mil locais de votação por caminhões, helicópteros e jumentos. Para evitar fraudes, as seções receberão as cédulas de votação apenas 48 horas antes do pleito.
O segundo turno foi anunciado na terça-feira depois da invalidação de mais de 1 milhão de votos irregulares da primeira votação, realizada em 20 de agosto. Com isso, o presidente Hamid Karzai não conseguiu os 50% necessários para ser reeleito e voltará a enfrentar nas urnas seu ex-ministro do Exterior, Abdullah Abdullah.
A preocupação com a violência também é grande. O presidente da CEI, Daoud Ali Najafi, disse temer que as forças de segurança não tenham tempo para deixar algumas seções eleitorais mais seguras para os cidadãos.
Uma série de ataques em todo o país durante o primeiro turno deixou mais de 20 mortos e afastou eleitores das urnas, embora o Taleban não tenha tido sucesso em inviabilizar completamente a votação.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Emboscada mata alto oficial do Paquistão
Próximo Texto: França: Filho de Sarkozy desiste de cargo após pressões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.