São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Documento mostra helicóptero alvejando homens após rendição

DE SÃO PAULO

Dois membros da insurgência iraquiana jogam suas armas ao chão e se rendem.
Eles estão na mira do helicóptero americano Apache "Crazyhorse 18" (cavalo doido) -o mesmo aparelho que aparece em vazamento anterior da WikiLeaks matando dois repórteres e diversos civis iraquianos.
Um caminhão onde os iraquianos viajavam já havia sido alvo de tiros do helicóptero. Eles conseguiram sair ainda com vida.
Em dúvida sobre a situação inusitada, a tripulação do Crazyhorse 18 pede instruções à sua base pelo rádio.
"Eles estão querendo se render", diz um militar.
A resposta chega pelo rádio da base aérea de Taji, após alguns instantes: "Nosso advogado diz que eles não podem se render para uma aeronave. Ainda são alvos válidos".
O Crazyhorse 18 então abre fogo contra os dois homens usando metralhadoras projetadas para perfurar blindagem de tanques de guerra. O resultado é possível de se imaginar.
Esse relato consta de um dos 400 mil divulgados ontem pelo site WikiLeaks. Cronologicamente, o episódio dos iraquianos que queriam se render é anterior ao assassinato dos repórteres da agência de notícias Reuters -cujo vídeo foi amplamente divulgado na internet.
Na ocasião, o Crazyhorse 18 confundira uma câmera de vídeo com um lança-foguetes e começou a atirar.


Texto Anterior: Principais estatísticas
Próximo Texto: Foco: Livro ensina fundamentos do Tea Party para crianças
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.