São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frases

"O marxismo tornou-se para aquelas pessoas um guia místico, uma espécie de força maior para que tomassem decisões duras sem que parecessem que eram deles como indivíduos
Nos anos 60 e 70, as idéias marxistas circulavam nas universidades. As mais afastadas reuniam gente de diversas zonas do país, muitos vinham das mais pobres. As pessoas conheciam o comunismo e depois voltavam a seus povoados, onde o disseminavam. Assim o Sendero teve facilidade para recrutar voluntários"


SANTIAGO RONCAGLIOLO
escritor peruano, autor de "La Cuarta Espada"


"Lima era assustadora [na época do Sendero], havia bombas, colocávamos fitas adesivas nas janelas para que não se quebrassem. E havia os apagões. Nada se parecia com o que haviam me contado sobre o que era a "revolução". Meus pais eram de esquerda e não entendiam. Aquilo não tinha nada a ver com a ética comunista que defendiam
Percebi que todos foram vilões na história recente do meu país, o Exército, o governo e o Sendero. O resultado dessa guerra só foi ruim de verdade para os pobres, os camponeses, que morreram inocentes, e aos montes"


IDEM


Texto Anterior: Livro busca Guzmán e a origem do Sendero
Próximo Texto: Saiba mais: Peru passa por boom literário e cultural
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.