São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

MÍDIA

"Times" publica falsa carta de prefeito de Paris

DA REDAÇÃO

O "New York Times" admitiu que era falsa uma carta atribuída ao prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, e publicada ontem pelo jornal. A carta trazia uma crítica à tentativa de Caroline Kennedy, filha do ex-presidente dos EUA, John Kennedy, em ocupar o assento vago deixado por Hillary Clinton no Senado.
O texto chamava Caroline de "pouco democrática". "Que direito a sra. Kennedy tem ao assento de Hillary? Nós franceses vemos isso como uma atitude da declinante dinastia Kennedy", dizia a carta.
O "Times" se desculpou em sua página na internet. O jornal afirma que a carta chegou por e-mail. O jornal respondeu a mensagem, mas não obteve tréplica. "Deveríamos ter ligado ao escritório de Delanoë para confirmar a veracidade da correspondência. Mas não fizemos isso", disse o comunicado do jornal, que revisará seus procedimentos de verificação de cartas.
Quem primeiro identificou o erro foi a revista francesa "France-Amérique". "A escolha de palavras era tão surpreendente que ligamos para Paris para checar", disse o editor-chefe da publicação, Jean-Cosme Delaloye.


Texto Anterior: EUA: Bush escreveu a 4.000 famílias de soldados mortos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.