São Paulo, terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hamas acusa Fatah de espionar para Israel com Google Earth

DA FRANCE PRESSE

O grupo islâmico Hamas acusou ontem a Autoridade Nacional Palestina (ANP) de ter espionado suas atividades em favor de Israel durante a recente guerra em Gaza e de usar o programa de computador Google Earth para localizar alvos.
"Autoridades e membros dos serviços de segurança de Ramallah [cidade na Cisjordânia onde funciona o governo da ANP] encarregaram seus agentes de vigiar os movimentos da resistência na faixa de Gaza", declarou o porta-voz do Ministério do Interior do Hamas, Ihab al Ghosein, em entrevista coletiva ontem em Gaza.
"Essas informações foram enviadas a Ramallah e logo transmitidas ao inimigo, que definiu seus objetivos, calcados em informações repassadas antes e durante a guerra."
No encontro com os jornalistas, foram apresentados vários vídeos que mostravam "confissões" de homens que se diziam membros da Fatah, grupo político de Mahmoud Abbas, presidente da ANP.
Abu Abdala, um dos chefes da inteligência do Hamas em Gaza, disse que vários mapas, traçados principalmente com ajuda do Google Earth, foram transmitidos para localizar com precisão alvos atacados pela aviação israelense.
"Com ajuda do programa, prepararam mapas para localizar mesquistas, instituições e túneis e os enviaram aos chefes dos serviços de segurança na Cisjordânia antes da guerra", declarou Abdala.
Ele disse que, entre outros objetivos israelenses, foram passadas coordenadas de esconderijos de armas em Beit Hanoun (ao norte de Gaza) e plantas da casa de Ismail Haniyeh, premiê do Hamas.


Texto Anterior: Estreia: Hillary fará 1ª viagem a Israel e Cisjordânia
Próximo Texto: EUA: Hillary vai ter conselheiro para o Golfo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.