São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

IRÃ 2

Governo captura guerrilheiro acusado de elos com os EUA

DA FRANCE PRESSE

O Irã anunciou ontem a captura do homem mais procurado pelas autoridades, o guerrilheiro Abdolmalek Rigi, líder do Jundallah, um grupo que milita com ajuda de forças externas por direitos da minoria sunita do país predominantemente xiita.
A TV estatal mostrou imagens de Rigi algemado e cercado por policiais, mas há versões conflitantes sobre a prisão. Segundo um deputado iraniano, Rigi foi detido por agentes secretos em pleno voo entre o Paquistão e um país árabe. Já um ministro relatou que o rebelde foi preso em um avião que ia do Quirguistão aos Emirados Árabes Unidos. Segundo Teerã, Rigi viaja com passaporte falso fornecido pelos EUA e esteve em uma base americana no Afeganistão horas antes de ser detido.
O Jundallah atende a interesses de inimigos do Irã, mas não está claro quem está por trás do grupo. Além dos EUA, as suspeitas recaem sobre o Paquistão ou a rede terrorista sunita Al Qaeda. Teerã culpa o Jundallah por ataques contra alvos do governo que deixaram dezenas de mortos nos últimos anos.


Texto Anterior: Irã 1: Teerã oficializa exigências para enriquecer urânio no exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.