São Paulo, sexta-feira, 24 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hillary alerta Israel para o risco de perder apoio árabe

DA REUTERS

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, alertou ontem o novo governo israelense para o risco de perder o apoio dos aliados árabes diante da suposta ameaça iraniana caso insista em rejeitar a criação de um Estado palestino.
"Para obter o apoio forte que está buscando em relação ao Irã, Israel não pode ficar isolado no que diz respeito aos palestinos e aos esforços de paz", afirmou Hillary, resumindo o que disse ter ouvido de vários governos árabes.
Israel encara o programa nuclear iraniano como uma ameaça à sua existência e aposta que seus aliados árabes Egito e Jordânia, rivais regionais de Teerã, têm o mesmo interesse em conter o Irã. Os iranianos dizem que suas usinas atômicas servem para produzir energia elétrica, não bombas.
Foi a primeira vez que Hillary usou retórica tão firme contra Israel, aliado americano com o qual ela mantém histórico de boas relações. A declaração da secretária evidenciou a impaciência da Casa Branca com o novo premiê israelense, Binyamin Netanyahu, que rejeita a solução de dois Estados, norte das conversas de paz desde os Acordos de Oslo (1993).


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Brasil condena Irã em discurso, mas evita nomear país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.