São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÍBANO

Exército interrompe três dias de conflito entre facções rivais

DA REDAÇÃO

O Exército libanês voltou às ruas e obrigou facções rivais que haviam transformado Trípoli em campo de batalha a declararem trégua ontem, encerrando três dias de conflito que deixaram ao menos oito mortos e 50 feridos.
O confronto começou na madrugada de domingo nos subúrbios da cidade portuária no noroeste, a segunda maior do país, e opôs grupos sunitas ligados ao governo pró-Ocidente e milícias xiitas alauítas ligadas ao oposicionista Hizbollah e apoiadas por Irã e Síria.
Casas, lojas e carros foram destruídos nos confrontos, obrigando centenas de famílias a abandonar a cidade.
A trégua só foi alcançada depois que o Exército ameaçou usar a força contra os dois lados se eles não concordassem em parar.
O Líbano enfrenta delicada situação de segurança, apesar da assinatura no mês passado de um acordo que pôs fim a meses de violentos conflitos entre grupos étnico-religiosos. A tensão vem crescendo pois as facções não conseguem um acordo sobre a formação de um governo de unidade nacional.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sarkozy critica assentamentos judaicos nas terras palestinas
Próximo Texto: Zimbábue mantém 2º turno apesar de saída da oposição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.