São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Barcos antibloqueio querem levar armas a Gaza, diz premiê de Israel

DA ASSOCIATED PRESS - O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, disse ontem que a real motivação por trás dos barcos que querem furar o bloqueio à faixa de Gaza é permitir a entrada de armas no território palestino.
A declaração é resposta a ativistas pró-palestinos que prometem enviar mais barcos a Gaza -e ao Irã, que prometeu escoltar as frotas.
Em 31 de maio, nove turcos morreram quando soldados israelenses interceptaram uma frota pró-palestinos que dizia levar mantimentos a Gaza.
Depois, sob pressão, Israel aliviou o bloqueio, em vigor desde 2007, após o grupo Hamas vencer eleições locais e tomar controle do território.
Segundo o premiê, o fato de novas frotas quererem ir a Gaza após o alívio no bloqueio mostra que o objetivo é "fazer uma provocação e quebrar a quarentena militar contra mísseis, foguetes e outras armas".


Texto Anterior: Ásia: Premiê japonês se desculpa por presença de base dos EUA em ilha
Próximo Texto: Oceania: Austrália vai ter uma mulher na chefia de seu governo pela 1ª vez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.