São Paulo, sábado, 24 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS HUMANOS

ONU escolhe especialistas para investigar ataque de Israel a frota

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O Conselho de Direitos Humanos da ONU nomeou ontem três especialistas para fazer uma investigação independente sobre o ataque israelense a uma frota humanitária que tentou furar o bloqueio a Gaza. A ação, em 31 de maio passado, deixou nove mortos.
Os nomeados são o britânico Desmond de Silva, ex-membro do tribunal especial para Serra Leoa; Mary Santhi Dairiam, da Malásia, do Pnud (Programa da ONU para o Desenvolvimento); e Karl Hudson-Phillips, de Trinidad e Tobago, ex-juiz da Corte Internacional de Justiça, da ONU.
O objetivo será "investigar violações do direito internacional [...] resultantes dos ataques israelenses contra uma frota de barcos que levavam ajuda humanitária [a Gaza]".
A realização de uma investigação internacional era um pedido da Turquia. Além de os mortos serem de origem turca, o navio que liderava a frota tinha bandeira do país.
Ontem, Israel anunciou que devolverá a Ancara três dos navios que tentaram furar o bloqueio, em novo esforço para reparar as relações bilaterais após o episódio.
A Turquia, até então o maior aliado de Israel no mundo muçulmano, suspendeu exercícios militares conjuntos após a ação. Ancara exigiu desculpa formal pelo episódio, mas o governo israelense se recusou a fazê-lo.


Texto Anterior: Sanções da ONU contra Pyongyang
Próximo Texto: Irã: Ahmadinejad acusa Rússia de se unir aos EUA contra Teerã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.