São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doenças novas surgem em velocidade inédita

ONU alerta que outra Aids pode surgir em breve

DA REDAÇÃO

Com 2,1 bilhões de passageiros de avião viajando pelo mundo só em 2006, novas doenças infecciosas estão surgindo em uma taxa sem precedentes, de ao menos uma por ano desde os anos 70, segundo o relatório anual do órgão para saúde da ONU, divulgado ontem. "Seria extremamente ingênuo e complacente assumir que não haverá outra doença como Aids, outro ébola, outra Sars, mais cedo ou mais tarde", diz o texto.
"A vulnerabilidade é universal", afirma a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, na introdução do Relatório sobre a Saúde Global, intitulado "Um futuro mais seguro". Nos últimos cinco anos, a OMS detectou mais de 1.100 epidemias pelo mundo, como a cólera e a gripe aviária, e há 39 novas doenças que eram desconhecidas da geração passada.
O documento aponta que uma "grande mudança" nas "nossas relações com o mundo animal e nossos comportamentos de viagens, social e sexual mudaram nosso vínculo com o mundo microbiano". O resultado "é a aparição de novos agentes patológicos e a sua dispersão pelo mundo". Chan destacou ainda que o crescimento da população, a rápida urbanização, a agricultura intensiva e o mau uso de antibióticos fomentam o desenvolvimento e a mutação dos micróbios.
O documento pede aos países que aumentem os esforços internos para combater epidemias. Desde junho de 2007, há uma regulamentação internacional sobre como os países devem relatar à OMS a existência de potenciais riscos à saúde.
Enquanto os governos dos 193 Estados-membros da OMS deveriam ser a primeira fonte de informação sobre uma epidemia, metade dos alertas recebidos pelo órgão chega primeiro através da imprensa. Muitos países evitam reconhecer que há uma epidemia devido a possíveis impactos econômicos negativos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Pneuzinhos do presidente são apagados na revista do amigo
Próximo Texto: Equador: Ex-assessor processa Correa; Congresso decidirá sobre ação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.