São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Os três militantes foram mortos após ataque contra assentamento

Palestinos matam 3 soldados em Gaza

Nir Elias/Reuters
Irmão (segundo à esq.) de soldado morto no ataque de ontem em Gaza chora em funeral realizado na colônia de Newe Dkalim


DA REDAÇÃO

Três soldados israelenses foram mortos em ataque de militantes de grupos terroristas palestinos no assentamento de Morag, na faixa de Gaza. Em troca de tiros que sucedeu ao ataque, os três palestinos foram mortos.
A ação de ontem, um dia depois de um atentado suicida ter matado dois policiais em Jerusalém, foi a que teve o mais elevado número de vítimas militares em Gaza nos últimos quatro meses.
O assentamento de Morag, numa área isolada da faixa de Gaza, é um dos que, segundo os planos do premiê Ariel Sharon, devem ser desmantelados.
O ataque de ontem foi uma ação conjunta de três grupos terroristas palestinos: o Jihad Islâmico, os Comitês de Resistência Popular e as Brigadas de Abu el Rish.
Os militantes aproveitaram a forte neblina para se aproximar dos soldados, que faziam a segurança da colônia, e dispararam.
Dois palestinos foram mortos logo após matarem os soldados. O outro conseguiu escapar, mas foi morto minutos depois.
A ação ocorreu na véspera do Yom Kippur (dia do perdão judaico). A segurança em todo o país está reforçada devido ao temor de novos ataques.
Nos EUA, o secretário de Estado, Colin Powell, apelou ontem ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, para que deixe o cargo. "Até quando o senhor pode continuar nessa posição enquanto os palestinos estão sofrendo?", disse Powell.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Beslan: Duma aprova rígido plano antiterror russo
Próximo Texto: Deportado: Cantor se diz chocado com o veto dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.