São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Mulher belga dá à luz a primeira criança nascida após transplante de ovário
Uma mulher belga deu à luz ontem o primeiro bebê nascido após transplante de ovário. A notícia traz esperança para jovens com câncer cuja fertilidade tenha sido afetada pelo tratamento contra a doença.
A menina, que recebeu o nome de Tamara, nasceu em um hospital de Bruxelas pesando 3,72 kg. A mãe, Ouarda Touirat, 32, precisou fazer quimioterapia (aplicação de drogas) e radioterapia (uso de radiação) para tratar um linfoma de Hodgkin (tumor no sistema linfático) em estágio avançado. Esses tratamentos podem salvar a vida do paciente, mas também acabam comprometendo uma série de órgãos, como os ovários.
Uma parte de tecido ovariano de Touirat foi retirada e congelada por uma equipe de médicos liderada por Jacques Donnez, da Universidade Saint-Luc, na Bélgica, em 1997, quando a paciente tinha 25 anos.
O transplante de ovário em Touirat ocorreu seis anos após seu tratamento, assim que a sua cura foi confirmada. Quatro meses após o transplante, o funcionamento do ovário de Touirat foi recuperado e a gravidez ocorreu normalmente.
"Esse fato sem precedentes é resultado de pesquisas ao longo de dez anos e traz imensa alegria para os pais, que acreditam ter ocorrido um verdadeiro milagre", afirmou o porta-voz do hospital. Outras equipes de cientistas também têm desenvolvido pesquisas de transplante ovariano. No entanto, a equipe médica belga é a primeira a conseguir com sucesso uma gravidez e agora o nascimento de um bebê. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Panorâmica - EUA: Justiça anula lei de irmão de Bush contra a eutanásia em uma moradora da Flórida
Próximo Texto: Cinema: Filme sobre Hitler é pré-candidato ao Oscar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.