São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixador dos EUA adverte Bolívia contra relações com Teerã

Governo de Evo Morales responde que apóia programa nuclear pacífico do "país amigo"

DA REDAÇÃO

Os EUA manifestaram ao governo boliviano sua "preocupação" em torno dos contatos entre Bolívia e Irã, dias depois que o presidente Evo Morales oficializou o início de suas relações diplomáticas com o país persa. Em resposta, o governo boliviano disse que o Irã é um "país amigo".
A advertência foi feita pelo embaixador americano em La Paz, Philip Goldberg, que manteve um encontro com o presidente Evo Morales no palácio do governo na madrugada de sábado.
"Falamos com o governo boliviano para expressar nossa política, que é a política da maioria dos países. Tomara que eles tomem a mesma postura em relação a esse programa nuclear [do Irã]", disse Goldberg, ao sair do palácio.
Ontem, o governo Morales se manifestou a favor do programa nuclear iraniano "para fins pacíficos". "A Bolívia apóia a política nuclear do Irã na medida em que seja para fins pacíficos", disse o vice-chanceler, Hugo Fernández. "É um direito de qualquer povo desenvolver tecnologia nuclear."
Fernández disse ainda que a pressão do embaixador Goldberg mostra que "os EUA só sabem ver o mundo em branco ou preto". "Pode ser que, para os interesses dos EUA, o Irã seja um inimigo, mas, para os interesses da Bolívia, o Irã é um amigo", acrescentou.
Na semana passada, uma delegação de empresários iranianos chegou a La Paz para negociar projetos de cooperação em transferência tecnológica e industrialização.
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou ontem que fará visita à Bolívia depois de sua participação na Assembléia Geral da ONU que começa hoje, em Nova York, ainda sem data confirmada. O iraniano também deve visitar a Venezuela no próximo dia 26.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Oriente Médio: Israel promete libertar 90 prisioneiros; Abbas quer mais
Próximo Texto: Ameaça Nuclear: Israel capturou provas na Síria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.