São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

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"El País" libera acesso na rede; "Guardian" cria site para EUA

DA REDAÇÃO

Depois do americano "New York Times", ontem foi a vez do jornal espanhol "El País" anunciar mudanças em sua política de difusão pela internet: a partir de 15 de novembro, todo o conteúdo do diário e ainda seu arquivo de textos terão acesso grátis na rede.
O jornal, que anunciou na semana passada plano para se tornar referência "global" em língua espanhola, justificou a decisão argumentando que ela "aspira promover a renda publicitária derivada de uma maior audiência na rede".
O jornal cita "o debate nos meios internacionais" sobre qual modelo comercial vingará na rede e lista mudanças recentes no "Times" e no "Financial Times" -ambos ampliaram o acesso grátis. Até agora, apenas parte das reportagens e colunas estava disponível no portal, que também estreará um canal de TV e terá versão para leitores de fora da Espanha.

"Guardian America"
Com uma entrevista exclusiva com a pré-candidata democrata Hillary Clinton, o jornal inglês "The Guardian" lançou ontem uma página na rede destinada ao público americano -eles já são um terço dos leitores do site do diário, segundo a própria empresa.
A página terá ênfase em cultura e política. "Guardian America vai, sim, promover os interesses da esquerda", diz o jornalista americano Michael Tomasky, no editorial. Ele diz suspeitar que os leitores americanos buscam o "Guardian" porque ele "tem uma visão de mundo um pouco mais aberta do que os jornais americanos".


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