São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MANOBRA LEGISLATIVA

Prefeito de Nova York poderá concorrer a terceiro mandato

DA REDAÇÃO

O conselho equivalente à câmara de vereadores de Nova York aprovou ontem a proposta do prefeito Michael Bloomberg de modificar a legislação sobre o limite de reeleições no Executivo municipal, abrindo caminho para que ele concorra a um terceiro mandato em 2009.
Bloomberg, egresso do mercado financeiro e com uma fortuna estimada em US$ 20 bilhões, sucedeu Rudolph Giuliani em 2001, pelo Partido Republicano, e reelegeu-se em 2005. No ano passado, deixou o partido e tornou-se independente.
A proposta que permite ao prefeito desempenhar três mandatos consecutivos foi aprovada por 29 votos a 22. Opositores de Bloomberg o acusaram de atropelar a vontade dos nova-iorquinos, que, em dois referendos nos anos 1990, optaram pelo limite de uma reeleição.
Na última terça-feira, uma pesquisa da Universidade Quinnipiac indicou que 89% dos eleitores desejavam submeter o tema a uma outra consulta popular, em vez de deixá-lo nas mãos do Legislativo municipal.
Bloomberg apresentou o plano há apenas três semanas, com amplo apoio do meio empresarial, sob o argumento de que a sua experiência no mercado financeiro o torna a pessoa adequada para liderar Nova York na atual crise em Wall Street.
Em 2001, Rudolph Giuliani, cujo mandato terminou logo após o 11 de Setembro, esteve a ponto de propor a mesma medida, mas recuou frente à rejeição popular.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Sucessão nos EUA / Metamorfose de campanha: Depois de um ano na estrada, Obama adota tom moderado
Próximo Texto: América do Sul: Uruguai veta Kirchner na secretaria geral da Unasul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.