São Paulo, sábado, 24 de outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

foco

Pilotos americanos passam de aeroporto e só percebem 241 quilômetros depois

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

Um avião da Northwest Airlines com 144 passageiros perdeu contato com controladores de voo americanos por mais de uma hora, ultrapassou o local de pouso, em Minneapolis, e seguiu voando mais 241 quilômetros.
O voo 188, um Airbus A320, partiu de San Diego com destino a Minneapolis na noite de quarta. Os pilotos justificaram o episódio dizendo que estavam tendo uma acalorada discussão sobre a política de companhias aéreas.
A explicação foi considerada pouco convincente, e autoridades federais investigam se os pilotos simplesmente caíram no sono. A Delta, dona da Northwest Airlines, informou que os pilotos não voarão até o fim das investigações, que podem levar meses.
O avião passou pelo aeroporto de Minneapolis e perdeu contato durante mais de uma hora. Os pilotos descobriram a falha depois que uma comissária entrou em contato pelo interfone.
Durante o episódio, o Comando de Defesa do Espaço Aéreo Americano foi acionado e colocou quatro aviões militares F-16 de prontidão. Eles só não entraram em ação porque o contato com a aeronave foi retomado.
Comandantes de outras duas aeronaves conseguiram contactar os pilotos usando uma frequência diferente de rádio. Depois de restabelecer o contato com os controladores de voo, foi solicitado aos pilotos que fizessem uma série de movimentos para provar que estavam no comando do avião. O receio era que ele tivesse sido sequestrado.
Os passageiros só tomaram conhecimento da situação depois do pouso, quando foram informados que deveriam esperar a entrada dos policiais.
"Falei brincando com a minha mulher: "esta é a primeira vez que eu vejo a polícia recepcionar um avião. Talvez eles tenham vindo prender os pilotos por estarem tão atrasados". Talvez eu estivesse certo", afirmou Lonnie Heidtke, um dos passageiros.


Texto Anterior: Crimes de ódio: Para proteger homossexuais, Senado dos EUA muda lei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.