São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"O presidente não faz um bom trabalho de energizar sua base"

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

Em 2007, fui a um comício do Obama em Nova York, levada por uma colega. Não sabia o que esperar, mas fiquei totalmente alucinada.
Nunca antes tinha me envolvido em política, mas decidi atuar como voluntária na campanha para as primárias e acabei me tornando coordenadora em Nova York para a eleição geral.
Foi algo muito inspirador, uma experiência maravilhosa. Eu tentava transmitir o senso de responsabilidade pelo futuro a jovens eleitores.
O dia da eleição foi incrível. Eu chorava histericamente. Estava muito orgulhosa de tudo o que fizemos. Alcançamos algo enorme. Eu sentia que o céu era o limite.
Em relação a Obama, porém, fui me frustrando nos últimos dois anos.
Fiquei feliz de ver a reforma do sistema de saúde ser aprovada, mas queria que fosse mais forte.
Estou definitivamente decepcionada de ver que o governo não vem fazendo um bom trabalho em energizar seus apoiadores de base.
Não avançamos na reforma migratória, não melhoramos o consumo de energia.
Sei que o presidente não pode fazer tudo sozinho, mas por isso gostaria que tivesse nos incluído na luta.
Não basta mandar um e-mail às pessoas. As mensagens dos últimos dois anos têm sido muito rasas. A operação inteira é rasa.
Fundamentalmente, não tiveram fé nos apoiadores. Eu esperava que agissem no governo da mesma forma que agiram na campanha, mas isso não aconteceu.
Eu sou progressista, mas não vou fazer uma campanha vazia só por um partido.
Quero ver propostas. Penso que o clima da campanha atual é muito tóxico.
Não gosto do extremismo do debate. Estou satisfeita por não estar fazendo parte dela. Não acho que representa o que é o país.


Texto Anterior: "Devo votar, mas com muito aborrecimento, nos democratas"
Próximo Texto: Luiz Carlos Bresser-Pereira: Facilitação quantitativa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.