São Paulo, terça-feira, 24 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

"O Brasil terá relações com quem quiser"

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

O analista do think-tank Diálogo Interamericano, Michael Shifter, avalia que as consequências da visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil dependerão da habilidade política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Shifter, um dos objetivos de Lula é enviar uma mensagem a Washington de que o Brasil pode manter relações com quem quiser.

 

FOLHA - Como o sr. vê a decisão de receber Ahmadinejad?
MICHAEL SHIFTER
- É uma medida do papel que o Brasil desempenha no mundo hoje e de seu desejo de lidar com todos os governos. Há alguns riscos nisso. É preciso contar com parâmetros e limites claros em relação à conduta do Irã, e o momento foi infeliz por conta dos testes no país. Mas tudo vai depender da habilidade de Lula para lidar com a visita: se ele vai enviar uma mensagem a Ahmadinejad ou se haverá indulgência em relação ao comportamento do Irã.

FOLHA - O Brasil recebe líderes israelenses e palestinos...
SHIFTER
- Não há equivalência. Ahmadinejad é visto como um pária que está tentando obter legitimidade e aceitação e está encontrando recepção em países como o Brasil. O mérito do Brasil é ser capaz de lidar com diferentes governos, mas deve ir além de conversas e mostrar estrutura de trabalho.

FOLHA - A visita prejudica a relação com os EUA?
SHIFTER
- Significativamente não, mas levanta questões. Lula está fazendo isso em parte para mandar um sinal de que o Brasil terá relações com quem quiser. E em grande medida esse recado é para Washington. Pode ser um aspecto menor de irritação no relacionamento.

FOLHA - O Brasil pode ajudar no Oriente Médio?
SHIFTER
- Não vejo como o Brasil pode ter muito sucesso no Oriente Médio quando na América do Sul há tanta tensão ao seu redor. A situação é muito mais complexa do que a entre Colômbia e Venezuela ou Chile e Peru.


Texto Anterior: Entrevista: "O Brasil deveria se envergonhar"
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.