São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hamas debate distensão com a ANP e Shalit

DA REDAÇÃO

Uma delegação do Hamas, que inclui representantes tanto da liderança do grupo na faixa de Gaza quanto no exílio sírio, viajou ontem ao Cairo para se encontrar com autoridades egípcias.
Ela irá apresentar as condições para dar continuidade à trégua com Israel na faixa de Gaza e para a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, capturado em junho de 2006 em uma ação do grupo.
Segundo o jornal "Asharq al Awsat", baseado em Londres, o Hamas irá sugerir a fixação de representantes da Autoridade Nacional Palestina na cidade de Rafah, no sul da faixa de Gaza. Mas ressaltou que esses deverão fixar residência em Gaza, e não na Cisjordânia.
A ANP -do presidente Mahmoud Abbas- e o Hamas -que venceu as legislativas palestinas em 2006- romperam após um breve conflito civil em junho de 2007. O grupo islâmico então assumiu o poder em Gaza, e a ANP, dominada pelo laico Fatah, teve de restringir-se à Cisjordânia.
A reconciliação dos dois grupos é um dos pontos do plano egípcio que culminou na trégua há sete dias.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Enviado dos EUA irá nesta semana à região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.