São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enviado dos EUA irá nesta semana à região

DA REDAÇÃO

O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, nomeado na última quinta pela secretária de Estado, Hillary Clinton, deverá fazer sua primeira viagem à região já nesta semana, informaram fontes diplomáticas. Ainda não há, no entanto, confirmação oficial.
De acordo com funcionários do governo de Israel, Mitchell é esperado na quarta no país, onde terá encontro com o premiê Ehud Olmert, além de outros membros do gabinete. Depois, vai à Cisjordânia, onde se reunirá com o presidente, Mahmoud Abbas, e o premiê da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
A viagem será a primeira ação do governo Barack Obama no conflito israelo-palestino. Durante os 22 dias da ofensiva israelense na faixa de Gaza, Obama foi criticado por se omitir no tratamento da questão.
A expectativa é que Mitchell, 75, discuta maneiras de promover um acordo de cessar-fogo permanente na faixa de Gaza e impulsione a retomada das negociações de paz.
O giro pelo Oriente Médio, que deverá durar entre oito e dez dias, pode incluir também paradas no Egito e na Jordânia.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Hamas debate distensão com a ANP e Shalit
Próximo Texto: Crise reaviva plano saudita para obter a paz na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.