São Paulo, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voz atribuída a Bin Laden assume atentado

Gravação divulgada pela Al Jazeera se refere ao ataque frustrado do dia de Natal em voo para Detroit

DA REDAÇÃO

A rede de TV Al Jazeera divulgou ontem uma mensagem atribuída ao líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, em que ele assume a responsabilidade pelo ataque frustrado cometido pelo nigeriano Omar Farouk Abdulmutallab no Natal. Abdulmutallab tentou se explodir durante voo de Amsterdã a Detroit em 25 de dezembro. A voz da gravação diz que a mensagem é "de Osama para Obama".
A gravação de cerca de um minuto que o canal colocou no ar como sendo do líder terrorista afirma que a ação estava alinhada aos atentados cometidos pela Al Qaeda no 11 de Setembro e que a rede continuará a fazer ataques contra os EUA.
"Que os americanos não sonhem em viver em paz enquanto nós não a tivermos na Palestina [sic]", diz a gravação.
Em seguida, afirma não ser justo "que os americanos tenham uma vida [boa] enquanto nossos irmãos em Gaza passam por uma situação miserável".
Em outro trecho, diz ainda que os ataques não vão parar "enquanto continuar o apoio americano a Israel".
A Al Jazeera informou que a mensagem pode ter sido gravada no mês passado, mas não explica por que demorou tanto para divulgá-la.
Não há forma de verificar se a voz é mesmo de Bin Laden, mas ela se assemelha à de gravações anteriores atribuídas a ele. O centro de vigilância americano IntelCenter disse, em comunicado, que a forma como foi feita a gravação e seu conteúdo indicam que ela é de Bin Laden.

Vocabulário específico
Segundo a nota, a gravação também indica que um novo ataque pode ocorrer nos próximos 12 meses, pois contém um vocabulário específico usado por Bin Laden em mensagens anteriores a atentados.
Para P.J. Crowley, porta-voz da Chancelaria dos EUA, a declaração pode ter sido motivada pelo desejo do líder terrorista de sugerir que está no controle das ações da Al Qaeda. "Ele tenta continuar sendo relevante."
O assessor sênior de Obama, David Axelrod, disse ao programa "State of the Union", da CNN, que não pode confirmar nem negar a autenticidade do áudio, mas que a mensagem "contém as mesmas justificativas vazias para matar inocentes que já ouvimos antes".
Aos agentes federais o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, 23, contou apenas que foi treinado pela Al Qaeda na península Arábica, em um braço do movimento, no Iêmen.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA pedem firmeza contra Caracas na OEA
Próximo Texto: Argentina: Policiais vigiam Banco Central para impedir que Redrado entre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.