São Paulo, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Cabul cita falta de verba e adia pleito legislativo até setembro

DA REDAÇÃO

A Comissão Eleitoral afegã decidiu ontem adiar as eleições legislativas, que aconteceriam em maio, para setembro próximo. A alegação foi a de que há problemas com o financiamento internacional, comprometido após as suspeitas de fraude na eleição presidencial que reelegeu o presidente Hamid Karzai no ano passado.
"Devido aos problemas de financiamento, de segurança, das incertezas, do desafio logístico, e para melhorar o processo eleitoral no país, a Comissão Eleitoral decidiu organizar as eleições no dia 18 de setembro", disse Fazal Ahmad Manawi, da Comissão Eleitoral Independente do Afeganistão.
O anúncio foi feito no começo da viagem de Karzai para Turquia, Alemanha e Reino Unido para buscar mais apoio ao seu governo.
Outra falha no processo eleitoral poderia comprometer a ajuda no momento em que o país prega o combate à corrupção e tenta aumentar o número de ações contra as atividades dos Taleban.
Segundo a Comissão Eleitoral, as eleições legislativas, com um custo estimado em US$ 120 milhões, precisam de um auxílio de US$ 50 milhões da comunidade internacional. O adiamento agrada aos países ocidentais, que pediam mais tempo para estabilizar o território antes de mais um processo eleitoral.
A ONU se recusou a dar o auxílio necessário para organizar as eleições enquanto o Afeganistão não avançasse com as reformas prometidas.
Com o adiamento, as forças da Otan (aliança militar ocidental) terão mais tempo para preparar a segurança no sul do país, onde integrantes do Taleban impediram os eleitores de ir às urnas durante a eleição realizada no ano passado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Argentina: Policiais vigiam Banco Central para impedir que Redrado entre
Próximo Texto: Japão: Prefeita que rejeita pacto com os EUA é eleita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.