São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REVISIONISMO NA TV

Especialista do Ministério da Educação do Irã vê propaganda judaica em animação clássica

Rato Jerry é pró-judeus, conclui iraniano

DA REDAÇÃO

Para Hasan Bolkhari, especialista em comunicação de massa que trabalha para o Ministério da Educação do Irã, o desenho animado Tom e Jerry é uma conspiração para favorecer a imagem dos ratos -apelido pejorativo associado aos judeus. O desenho, lançado em 1939, apresenta o gato Tom, que tenta capturar Jerry mas é sempre vencido pela esperteza do rato.
Em rede de TV iraniana no dia 19 passado, Bolkhari apresentou uma palestra "explicando" a origem do anti-semitismo: "Se vocês estudarem a história européia, verão quem tinha mais poder em dinheiro e riquezas, no século 19. Na maioria dos casos, eram os judeus". Bolkhari usa esse argumento como a origem do anti-semitismo do ditador nazista, Adolf Hitler. Sobre o Holocausto, diz: "Em parte é verdade. Não negamos tudo".
Assim, os judeus, chamados pelos nazistas de "ratos", animais sujos e que agem escondidos, resolveram usar a metáfora a seu favor, segundo o iraniano.
"[O desenho] Tom e Jerry foi feito para mostrar a imagem exatamente oposta. Se acontecer de virem amanhã esse desenho, tenham isso em mente e vejam com essa perspectiva. O rato é muito esperto. Tudo o que ele faz é bonito. Ele bate no gato, mas sua crueldade não faz a gente detestar o rato. Ele é tão belo e esperto... É exatamente por isso que alguns dizem que ele visa apagar a imagem dos ratos da mente das crianças européias e mostrar que esse animal não é sujo e tem aquelas características. Infelizmente, temos muitos casos assim em Hollywood", disse Bolkhari, atribuindo a animação à "companhia judia Walt Disney". Na verdade, o desenho foi criado nos EUA por William Hanna e Joseph Barbera, da produtora MGM. As animações ganharam sete prêmios Oscar, entre 1943 e 1952.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Oriente Médio: Abbas diz que é ele quem define política
Próximo Texto: África: Mais 11 morrem em confrontos entre cristãos e muçulmanos na Nigéria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.