São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Seguiremos unidos", diz Chávez a Raúl

DE CARACAS

Tão logo foi confirmado como novo líder máximo de Cuba, Raúl Castro conversou ontem à tarde por telefone com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. O diálogo entre os dois foi transmitido ao vivo pela TV estatal.
"Fidel está te vendo neste momento. Se não te viu na primeira etapa [do programa], era porque estava vendo a mim. Ele é o mais seguidor de tuas palavras, que não são poucas", disse Raúl, no "Alô, Presidente", que ontem durou cerca de cinco horas e incluiu, ao vivo, o discurso de posse do mandatário cubano.
Já Chávez ironizou a avaliação de que o regime cubano atravessa uma transição: "A transição em Cuba começou há quase 49 anos", disse. Também desestimou previsões de que, sob Raúl, Cuba se distanciará da Venezuela. "Já começou a campanha internacional para fazer crer que há um distanciamento, vamos seguir nos unindo", afirmou.
Já para o chefe da diplomacia dos EUA para a América Latina, Thomas Shannon, a troca de governante em Cuba deixa entrever "uma potencialidade" de transformação. Ele chamou o momento de "significativo". Mas reiterou que os EUA não suspenderão o embargo. (FM)


Texto Anterior: Havana minimiza sucessão, sem ver ruptura
Próximo Texto: Ralph Nader se lança à Presidência dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.