UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Turquia não chegam a acordo

DA REDAÇÃO

Os EUA e a Turquia não conseguiram entrar em acordo ontem sobre os planos turcos de enviar tropas ao norte do Iraque. Segundo Washington, a presença militar turca poderia complicar a invasão do país, levando a fogo amigo e a enfrentamentos com os curdos iraquianos.
O enviado especial americano Zalmay Khalilzad se encontrou com o ministro turco das Relações Exteriores, mas sem sucesso. "Continuaremos nossas discussões amanhã [hoje]", afirmou.
A UE alertou a Turquia para não mandar tropas para o Iraque, sob pena de estragar as chances do país de entrar no grupo dos 15.
Alemanha e Bélgica também manifestaram sua oposição, anunciando que uma incursão turca poderia forçar os aliados do país na Otan a rever seu papel de proteger a fronteira sul contra uma invasão pelo Iraque.
O primeiro-ministro turco, Recep Erdogan, discutiu ontem uma possível intervenção na fronteira sul (norte do Iraque) com o principal líder militar do país, o general Hilmi Ozkok. "A Turquia está no Iraque e estará no Iraque, devido a preocupações humanitárias e com o terrorismo", afirmou o porta-voz do governo Celil Cicek.
Oficialmente, os turcos dizem querer prevenir um fluxo maciço de refugiados do Iraque. O país teme que a queda de Saddam Hussein leve à criação de um Estado curdo independente no norte iraquiano -o que poderia estimular as aspirações dos rebeldes turcos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Israel reduz patrulhas aéreas no leste
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.