São Paulo, Quinta-feira, 25 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kofi Annan lamenta o uso da força

das agências internacionais

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, lamentou ontem o ataque da Otan contra as forças sérvias, em Kosovo.
""O momento é grave. Apelei em muitas ocasiões às autoridades iugoslavas e aos albaneses de Kosovo para que buscassem a paz", afirmou Annan.
""Realmente lamento que, apesar de todos os esforços feitos pela comunidade internacional, as autoridades iugoslavas tenham persistido em sua rejeição a um acordo político, que poderia suspender o derramamento de sangue e assegurar um acordo de paz justo para a população", disse o secretário-geral da ONU.
Ele também criticou o fato de a Otan não ter consultado o Conselho de Segurança da ONU, antes de determinar a ação em Kosovo.
""A Carta da ONU tem um papel importante na manutenção da paz internacional. Por esse motivo, o Conselho de Segurança deve participar de qualquer decisão que leve ao uso da força", afirmou.
""É trágico que a diplomacia tenha falhado, mas há vezes em que o uso da força pode ser legítimo na busca pela paz", concluiu.


Texto Anterior: Brasil espera para adotar posição
Próximo Texto: União Européia: Prodi vai presidir comissão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.