São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Fundada em 1957, AIEA geralmente age por consenso

DA REDAÇÃO

Fundada em 1957 como um braço independente da ONU, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é o principal órgão mundial de cooperação no âmbito das atividades nucleares. Conta com 125 membros e seu objetivo é fomentar a cooperação para o desenvolvimento de tecnologias seguras e pacíficas.
O trabalho da agência e de seu presidente, o egípcio Mohamed El Baradei, foram reconhecidos com o último Nobel da Paz, concedido em dezembro do ano passado.
Sediada em Viena, a agência conta com programa de inspeções, auditoria e contabilidade de materiais nucleares (conhecido como sistema de salvaguardas) para garantir que os materiais nucleares sob sua supervisão não sejam desviados para a produção de armas.
O Conselho de Governadores é seu órgão decisório, que se reúne de três a quatro vezes por ano. Participam 35 países, entre os quais os dez mais avançados em tecnologia nuclear e outros dez que representam os países mais avançados em sua região.
As decisões são tomadas por consenso, mas, quando ele não é alcançado há uma votação. Ganha a posição que obtiver a maioria simples dos votos. O Brasil participa como país mais avançado da América Latina.


Texto Anterior: "Eixo do mal": Irã despreza sanções e ameaça rompimento
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.