São Paulo, segunda-feira, 25 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brown exige de candidatos que revelem despesas

Premiê britânico faz pedido dias antes de eleição legislativa da UE

DO FINANCIAL TIMES

O premiê britânico, Gordon Brown, vai exigir que os deputados trabalhistas do Parlamento Europeu divulguem a lista de gastos pagos com dinheiro público. O anúncio, a ser feito hoje, é uma tentativa de Brown de retomar a iniciativa política em meio ao escândalo pelo mau uso de verbas na Câmara dos Comuns (câmara baixa do Parlamento britânico).
A medida visa a aplacar a ira do público interno, mas deve abrir debate também sobre controle e prestações de contas de despesas no Parlamento Europeu, com sede em Bruxelas. A instância europeia renova suas 785 cadeiras em 4 de junho.
"Se as pessoas pensam que a Câmara dos Comuns é horrível, deveriam realmente olhar para Bruxelas", diz Lorraine Mullally, do centro Europa Aberta.
Brow pediu que todos os candidatos a uma vaga em Bruxelas pelo Partido Trabalhista se comprometessem a divulgar os recibos de despesas que podem chegar a US$ 70 mil por ano.
O líder da oposição, David Cameron, também agiu para tentar diminuir os danos da crise : anunciou ontem a reabertura da lista de candidatos do Partido Conservador para as próximas eleições gerais.
O convite do líder conservador "a qualquer um que queira concorrer" ocorre após personalidades divulgarem o interesse de se candidatar para o Parlamento em protesto contra os políticos tradicionais.
As revelações sobre malversação do auxílio-moradia e gastos supérfluos pagos com dinheiro público envolvem 170 deputados de todas as legendas, mas atinge com maior força o Partido Trabalhista.


Texto Anterior: Marrocos: Confusão em show deixa 11 mortos
Próximo Texto: Coreia do Norte desafia ONU e faz teste nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.