São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos radicaliza Colômbia, dizem Farc

Guerrilha qualifica de "ilegítima" a eleição do candidato de Uribe, que prometeu linha dura contra o grupo

Comunicado cita alto índice de abstenção em votação de domingo para desqualificar a vitória de ex-ministro


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) disseram ontem que a vitória eleitoral de Juan Manuel Santos, que chamam de "ilegítima", levará "à radicalização" no país.
Santos, eleito presidente no domingo passado com 69% dos votos, foi ministro da Defesa do atual mandatário, Álvaro Uribe, e comandante de recentes ofensivas contra as Farc, como o resgate de Ingrid Betancourt e outros 14 reféns e o ataque que matou o número dois da guerrilha, Raúl Reyes.
"Com o triunfo ilegítimo do continuísmo, repudiado pela abstenção cidadã [a taxa de abstenção no pleito foi de 55%, o que não é incomum na Colômbia, onde o voto é facultativo], o país entrou em processo de radicalização da luta política", disse o comunicado do secretariado das Farc.
Foi a primeira reação da guerrilha à vitória de Santos, que assume em 7 de agosto e que prometeu manter a linha dura contra o grupo.
As Farc acusaram Santos de usar a "máquina do Estado" para se eleger e de estimular "crimes contra a humanidade" pelo escândalo dos "falsos positivos" (em que militares mataram civis e apresentaram os mortos como sendo guerrilheiros).
A guerrilha ainda mantém 19 reféns militares -que quer trocar por rebeldes presos, ideia rejeitada por Santos e por Uribe- e um número desconhecido de sequestrados comuns, pelos quais pede resgate em dinheiro.

NOVA CHANCELER
Santos nomeou ontem Maria Angela Holguín, ex-embaixadora em Caracas, para o cargo de chanceler. O anúncio é visto como tentativa de distensão nas relações com a Venezuela, com quem a Colômbia não mantém relações diplomáticas plenas.


Texto Anterior: Foco: Popular apresentador americano expõe teoria conspiratória anti-Petrobras
Próximo Texto: Venezuela nacionaliza torres de petroleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.