UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CALIFÓRNIA

Oposição antecipa eleição; Schwarzenegger faz mistério sobre candidatura
Os eleitores da Califórnia irão às urnas no dia 7 de outubro para decidir se destituem o impopular governador democrata Gray Davis. A expectativa agora é saber se o ator Arnold Schwarzenegger irá se candidatar pelo Partido Republicano, o mesmo do presidente George W. Bush. Ontem, ele disse que só decidirá sobre o assunto após terminar sua turnê de promoção do filme "O Exterminador do Futuro 3". Ele tem 58 dias para se registrar.
O vice-governador Cruz Bustamante anunciou ontem a data das eleições horas depois de o secretário de Estado da Califórnia, Kevin Shelley, ter confirmado que a oposição a Davis havia conseguido votos suficientes para realizá-las.
Chamado de "voto de cancelamento", esse mecanismo havia sido utilizado pela última vez em 1921, quando o governador da Dakota do Norte, Lynn J. Frazier, foi destituído. A cédula de votação terá duas perguntas: Se o eleitor quer destituir Davis e, se a resposta for "sim", quem deverá substituí-lo.
A impopularidade de Davis se deve em grande parte à crise econômica que atinge o maior Estado dos EUA. Os republicanos rejeitam aprovar um aumento de impostos para cobrir o déficit do Orçamento estadual, estimado em US$ 38,2 bilhões.


Texto Anterior: Panorâmica - França: Legislativo aprova reforma da Previdência
Próximo Texto: Disputa diplomática: Irã acusa polícia canadense de assassinato de iraniano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.