São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Nickelodeon suspenderá programação nos EUA por três horas em outubro e pedirá aos telespectadores que saiam para brincar

TV infantil sairá do ar para criança brincar

DA REDAÇÃO

Desligue a TV e vá brincar lá fora! A frase, ouvida com freqüência pelas crianças da boca de seus pais, agora será dita por uma rede americana de TV para crianças.
Em 2 de outubro próximo, um sábado, a Nickelodeon sairá do ar por três horas nos EUA e pedirá a seus jovens telespectadores que brinquem no período.
No momento do desligamento, previsto para o meio-dia, estima-se que a Nickelodeon -disponível nas TVs por assinatura brasileiras- tenha, só nos EUA, cerca de 1,5 milhão de telespectadores com idades entre 6 e 11 anos. Enquanto estiver sem programação, a TV exibirá um texto dizendo que é hora de sair para brincar.
"As crianças não estão brincando tanto depois da escola como costumavam, então quisemos ter a certeza de que saibam o quanto isso é importante", disse a presidente da rede, Cyma Zarghami.
A ironia maior é que foi o surgimento de redes de TV voltadas exclusivamente para crianças 24 horas por dia, como a Nickelodeon, que possibilitou a crianças em várias partes do mundo passarem horas sem fim diante da tela da TV. Mas, alega Zarghami, estudos mostram que as crianças hoje não estariam vendo muito mais TV do que há 15 anos.
"Nós não temos controle do quanto as crianças assistem à programação da TV", disse ela.
Segundo levantamento da ONU, 93% das crianças do mundo têm acesso à TV. E elas passam pelo menos 50% mais tempo ligadas ao aparelho do que em qualquer outra atividade não-escolar. Especialistas estão preocupados também com o surgimento de programação voltada para crianças cada vez mais jovens, como os Teletubbies.
A Nickelodeon provavelmente não perderá muita receita de propaganda durante a interrupção: as empresas anunciantes serão compensadas pela exibição de comerciais em horários diferentes. A rede estima que gastará cerca de US$ 10 milhões com sua campanha, batizada de "Vamos apenas brincar".
Quando a programação voltar ao ar, às 15h, trará um especial com música e esportes ao ar livre para, segundo a rede, estimular seus espectadores a uma vida saudável e ativa.
Durante sua campanha, a Nickelodeon também patrocinará "dias para brincar" em dez cidades dos EUA, convidando crianças para festas em parques. O ator Denzel Washington e a estrela teen Hilary Duff estão entre as celebridades que já gravaram anúncios para a campanha.
Se a idéia tiver sucesso, será que a Nickelodeon adotará as três horas fora do ar de forma permanente? "Nossos operadores de cabo e anunciantes podem não gostar disso", ponderou Zarghami.


Com agências internacionais


Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.